Você já observou a Via Láctea?

Nesta época ainda de inverno que estamos vivenciando, a faixa da Via Láctea é quem dá um show visual no céu noturno em nossas noites estreladas.
A faixa da Via Láctea que a olho nu se apresenta como uma espécie de nebulosidade é composta na verdade de miríades de estrelas muito distantes de nós que fazem parte, assim como o Sol, da nossa Galáxia.
Podemos aproveitar esse momento para contemplarmos o centro de nossa Galáxia que fica localizado na constelação do Sagitário, que se encontra abaixo da constelação do Escorpião ao você olhar para o horizonte Leste após o por do Sol. Uma boa referência atualmente são os planetas Júpiter e Saturno que estão localizados também em Sagitário.

Júpiter é o corpo celeste mais brilhante do céu noturno neste horário após o por do Sol (excluindo a Lua). Então, olhando na direção deste planeta e observando a faixa da Via Láctea se estendendo nesta região, praticamente você estará observando a região próxima do centro de nossa Galáxia, com o diferencial da distância, sendo Júpiter a pouco mais de 600 milhões de km de nós, algo em torno de apenas 28 minutos-luz e o centro da Galáxia cerca de 28.000 anos-luz da Terra!
Como estamos dentro dela, a Via Láctea se mostra de perfil para nós, por isso, ela forma uma faixa estendida na esfera celeste. Durante a estação do ano do inverno para o hemisfério Sul da Terra, esta faixa fica bem visível no céu noturno logo após o por do Sol e bem alta na esfera celeste.
Existe em nossa Galáxia cerca de 250 bilhões de estrelas, sendo o nosso Sol apenas uma entre elas. No Universo, hoje são estimadas cerca de 2 trilhões de galáxias e cada uma em média com suas 250 bilhões de estrelas!
Lembrando que as Fases da Lua melhores para observar a Via Láctea nesta época de Inverno e logo após o por do Sol são as de Quarto Minguante e de Lua Nova.
Boas observações galácticas!
Tags:galáxia via láctea