A semana dos planetas gigantes!
Na madrugada do dia 20 tivemos a Oposição do planeta Saturno (Cronos na Mitologia Grega, o Deus do Tempo) e no último dia 14 foi a de Júpiter (Zeus na Mitologia Grega, o Deus dos Deuses). Isso faz com que esta semana seja boa para observações desses dois planetas pela posição orbital que eles se encontram com a Terra.
Oposição ocorre quando um planeta exterior (planetas exteriores são aqueles que se encontram além da orbita terrestre, sendo eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) está oposto ao Sol em relação à Terra. Desta forma, ele estará bem alto no céu próximo da meia noite e nasce no horizonte Leste bem próximo do horário do por do Sol e se põe no horizonte Oeste próximo do horário do nascer do Sol, ficando visível a noite toda nesta época de sua Oposição, por isso, se torna um bom momento para realizarmos suas observações tanto a olho nu, como por telescópios ou mesmo para a astrofotografia.
Se você olhar para o horizonte Leste (onde nascem os corpos celestes) logo após o por do Sol, você observará a olho nu esses dois planetas que são os dois maiores do nosso Sistema Solar. Júpiter tem um volume cerca de 1.300 vezes maior que a Terra e Saturno aproximadamente possui um volume superior a nosso planeta em 755 vezes. Lembrando que ambos são planetas gasosos com um pequeno núcleo composto por Hidrogênio metálico devido à temperatura e pressão no centro de massa desses planetas.
A olho nu, Júpiter se apresenta como se fosse uma “estrela” de forte brilho e Saturno estará numa posição logo abaixo dele com um brilho menor. Ambos se encontram atualmente na constelação do Sagitário.
Com um pequeno telescópio você poderá observar as famosas 4 Luas Galileanas de Júpiter (descobertas pelo astrônomo italiano Galileu Galilei no ano de 1.610) e conseguir perceber os maravilhosos Anéis de Saturno.
São imagens inesquecíveis. Boas observações a todos!
Tags:júpiter saturno sistema solar