As incríveis concepções artísticas dos Exoplanetas!
Hoje em nossa sessão sobre os “Exoplanetas: possibilidade de novos mundos!” vamos falar um pouco de como as concepções desses mundos são realizadas por artistas desses fantásticos desenhos que nos fazem imaginar como seriam as paisagens destes exoplanetas.
Lembrando que os exoplanetas são os planetas que orbitam outras estrelas sem ser o nosso Sol, ou seja, planetas de outros sistemas planetários.
Para reproduzir uma hipotética paisagem de um exoplaneta é necessário levar em conta suas características orbitais e físicas já descobertas. Além também, de calcular como a estrela hospedeira seria vista de sua superfície imaginária através de sua atmosfera ainda apenas numa ideia de sua real transparência observacional. Não possuímos tecnologia atual para conseguirmos observar diretamente a superfície de um exoplaneta, por isso as imagens de concepções artísticas se espalham nos artigos sobre esses mundos misteriosos.
É muito difícil saber exatamente como seria a superfície de um planeta tão distante onde só temos poucas informações sobre sua composição e real densidade. A distância de sua estrela hospedeira faz muita diferença na questão luminosidade que este exoplaneta recebe e assim saber como a composição do material da sua superfície reflete essa luz recebida para poder criar literalmente uma paisagem alienígena para nós com o máximo de realidade possível considerando todas as variáveis envolvidas.
Elaborar essas concepções é uma grande tarefa que acima de tudo exige muita pesquisa e percepção nos detalhes possíveis de ser representada de maneira coerente a mais científica que possa parecer.
Mesmo assim, claro que essas concepções ficam no imaginário e podem estar muito longe da real paisagem que pode existir nesses exoplanetas. Mas, sem essas imagens para elucidar os textos sobre esses mundos inacessíveis aos nossos instrumentos em sua real imagem de suas superfícies, não conseguiríamos pelo menos ter uma vaga ideia de como eles realmente são.
Tags:exoplaneta