O show do Cometa NEOWISE nos céus!
Este mês de julho está sendo marcado como o mês do cometa C/2020 F3 NEOWISE (sendo NEOWISE = Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer – um Telescópio espacial infravermelho da NASA que descobriu este cometa no dia 27 de março de 2.020).
Os astrônomos perceberam um aumento de brilho do cometa NEOWISE entre os dias 22 a 27 de junho quando ele transitou pelo campo de visão do telescópio Solar SOHO e isso gerou uma expectativa de que quando ele pudesse ser observado a partir da Terra no inicio do mês de julho no Hemisfério Norte, poderia ser então visto a olho nu devido esse aumento de seu brilho.
E foi exatamente o que aconteceu! Quando ele pode ser observado da Terra se tornou visível a olho nu e está sendo fotografado de várias partes do Hemisfério Norte e até mesmo foi fotografado da Estação Espacial Internacional.
Já aqui no Brasil, o cometa NEOWISE será visível a partir do dia 20 de julho, mas inicialmente nos estados bem mais ao norte como o Amapá e o estado de Roraima. Com o passar dos dias, ele começará a ser observado por outros Estados de nosso território nacional. Em São Paulo, ele deverá ser visto a partir do dia 24 de julho, estando visível logo após o por do Sol no horizonte noroeste por cerca de 1 hora apenas, ou seja, bem baixo no horizonte, então procure locais livres de construções ou montes elevados.
O brilho do cometa irá começar a diminuir a partir de agora com seu distanciamento do Sol, então tente observá-lo logo nos primeiros dias que ele estará visível para nós, pois cometas são sempre imprevisíveis e da mesma forma que seu brilho aumentou pode também diminuir rapidamente se tornando invisível a olho nu.
Boas observações cometárias a todos!
Tags:cometa