Um pôr do Sol no MAAS e em Marte!
Todos nos gostamos de observar um belo pôr do Sol. Sempre vamos a locais altos, com horizonte Oeste livre para podermos contemplar o Deus Hélios (Mitologia Grega) sumindo lentamente no horizonte e dando espaço para o início de uma noite estrelada em nossos céus.
É uma cena sem dúvida nenhuma que muitos de vocês já presenciaram. Devido à localização, o MAAS (Museu Aberto de Astronomia parte integrante do Parque Pico das Cabras Natureza e Ciências) estando a 1.080 metros de altitude e com horizonte Oeste livre, sempre permite essa visualização deste belo espetáculo.
Nesta foto abaixo vemos o Sol se pondo no horizonte a partir do MAAS.
Mas, você já se perguntou como seria estar num outro planeta do Sistema Solar e poder apreciar um por do Sol?
A NASA (Agência Espacial Americana) divulgou há uns anos atrás uma imagem feita na superfície marciana pelo Jipe-Robô Curiosity, que fez essa foto abaixo no mês de abril de 2.015, a partir da cratera chamada de Gale.
O Sol visível de Marte é cerca de 50% menor que aqui na Terra, uma vez o Planeta Vermelho fica cerca de 50% mais distante do Sol do que o nosso planeta.
Mas, a diferente de cores no céu nos dois planetas é realmente notável a olho nu durante o por da nossa estrela em seus horizontes. Enquanto o pôr do Sol na Terra é alaranjado, quase vermelho, em Marte o poente é com uma tonalidade azul.
A explicação exata para esta grande diferença de cores ainda não é perfeitamente conhecida dos astrônomos, mas tudo indica que seja devido ao espalhamento da luz solar por partículas presentes na atmosfera ou pela poeira marciana em suspensão, que absorveria quase todo o espectro eletromagnético visível, com exceção dos comprimentos de onda próximos ao azul, por possuir uma composição e porcentagem muito diferente dos elementos químicos que temos aqui na atmosfera da Terra.
Conhecer exatamente a composição e porcentagem dos elementos químicos na atmosfera marciana é um dos principais objetivos da missão Curiosity.
Tags:marte pôr do sol